Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Estâncias de Montanha | Penhas da Saude Outras Estâncias Em destaque
 
 

Penhas da SaudePenhas da Saúde é uma bonita aldeia de montanha situada bem no coração da imensa Serra da Estrela, pertencente ao município da Covilhã.

 

Estância de montanha de Penhas da Saúde está localizada a 1.500 m de altitude. Dispõe de hotel, restaurantes, pousada da Juventude e moradias turísticas como oferta de lazer e apoio ao esqui. É igualmente uma zona residencial e dispõe de outros equipamentos comerciais.

 

As Penhas da Saúde ganham vida com a chegada do Inverno, quando se enchem de neve e turistas.

 

A paisagem montanhosa de ar puro e paz de espírito é o grande atributo desta localidade, que prima pelo alojamento e oferta turística como estalagem, hotel e “chalets” de montanha que lhe confinam uma imagem muito própria.

 

Anteriormente as Penhas da Saúde eram uma conhecida estância termal e, devido aos puros ares da montanha, um local ideal para curar doenças respiratórias, como ainda se pode observar no antigo edifício do Sanatório dos Caminhos de Ferro que, de acordo com um projecto em curso, será adaptado a Pousada Regional.

 

Está, igualmente, em curso actualmente um projecto camarário que visa dotar as Penhas da Saúde com cerca de 500 habitações e zonas de comércio que serão apoiadas por diversos equipamentos sociais, culturais e desportivos, transformando-a numa estância de montanha de excelência.

 

Sanatorio dos Ferroviarios

 

O Local

 Sanatorio dos FerroviariosO Sanatório dos Ferroviários foi concebido pelo arquitecto Cottinelli Telmo para a CP, onde seriam internados doentes que necessitassem de tratamentos de altitude.

 

Conttineli também se celebrizou como realizador de cinema, e foi responsável por obras emblemáticas como a cidade universitária de Coimbra e o Padrão dos Descobrimentos em Lisboa.

 

Alguns anos depois, já propriedade do Ministério da Saúde, foi utilizado como clínica para o tratamento da tuberculose, tendo acolhido doentes vindos de todos os cantos do País até meados dos anos 60. Depois de 25 de Abril de 1974 serviu de residência a cerca de 700 retornados (pessoas regressadas das antigas colónias portuguesas)

 

 

Sanarorio dos FerroviariosNo final dos anos 80, quando já se encontrava praticamente abandonado e seriamente degradado passou para as "mãos" da Turistrela.

 

No ano de 1998 o Sanatório chegou a ser vendido à ENATUR (empresa das Pousadas de Portugal) pelo preço simbólico de 1 escudo. Em contrapartida a ENATUR comprometia-se a instalar ali uma Pousada de Portugal, cujo projecto chegou a ser elaborado pelo arquitecto Souto Moura o qual previa um investimento na ordem dos 10 milhões de euros. Entretanto a ENATUR foi entregue ao Grupo Pestana, e o projecto foi abandonado, tendo em 2004 cessado o contracto. Assim a titularidade do sanatório regressou às mãos da Turistrela.

 

Actualmente está a ser negociada a fórmula final do edifício, que terá como base o projecto inicial de Souto Moura.

 

 

 

 

Comentários:
 

 
Penhas da Saude
Penhas Douradas e Vale do Rossim
Sabugueiro
Casa do Serrinho

Casa do Serrinho (Seia)




Quinta da Alma Cheia

Quinta da Alma Cheia (Castelo Branco)




 

Restaurantes em destaque

 

Restaurante O MOINHO Snack/Bar

Restaurante O MOINHO Snack/Bar




Restaurante 'As Tilias' Churrasqueira

Restaurante 'As Tilias' Churrasqueira

 

 
 


© 2008-2014 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos