Visitar o Castelo de Fronteira de Penamacor é travar conhecimento com um dos mais antigos guardiões das histórias de Portugal.
Situado num cabeço fortificado, entre as ribeiras de Ceife e Taliscas, o castelo domina a paisagem do alto dos seus 573 m. A sua construção e o povoamento de Penamacor datam de 1189, quando a região foi doada ao Mestre da Ordem do Templo, D. Gualdim Pais.
O conjunto é composto por uma cerca urbana que integra a Torre do Relógio, a Casa da Câmara e uma Torre de Vigia isolada num outeiro rochoso. A Torre de Menagem, a cerca urbana e uma segunda cintura muralhada são de data posterior, assim como a barbacã.
Sobre a porta de acesso à Vila ergue-se a Casa da Câmara, edificada em 1568.
No seguimento verá, no lado Norte, um baluarte com cortinas escarpadas integrando duas canhoeiras e no lado Sul, um baluarte parcialmente integrado em afloramento rochoso.
A norte da povoação, não deixe de visitar a Reserva Natural da Serra da Malcata que guarda, também ela, um património muito especial: os últimos exemplares do Lince Ibérico. Se estiver em dia de muita sorte, talvez ele se deixe encontrar!
|