|
|
Coroada por um castelo assente num formidável conjunto rochoso, Sortelha mantém intacta a sua feição medieval na arquitectura das suas casas rurais em granito.
Fazia parte da importante linha defensiva de castelos fronteiriços, edificados ou reconstruídos na sua maior parte sobre castros das antigas civilizações ibéricas. O seu nome deriva da configuração do terreno em rochedos escarpados que envolvem a aldeia em forma de um anel (sortija, em castelhano).
A entrada faz-se por uma porta gótica sobre a qual vê-se um balcão (Varanda de Pilatos), com aberturas por onde os habitantes lançavam na Idade Média toda a espécie de simpáticos projécteis contra os atacantes, incluindo azeite a ferver. Repare ainda no bonito pelourinho, rematado pela esfera armilar, símbolo de D.Manuel I, e no edifício que foi dos Paços do Concelho, também do tempo daquele rei. Na ombreira de uma outra porta, virada para poente, duas ranhuras na pedra representam medidas métricas (a maior, uma "vara" e a mais pequena um "côvado"), que serviam de aferição aos comerciantes medievais.
O encanto desta aldeia reside na sua atmosfera medieval, onde as casas todas construídas em granito e geralmente de um só andar, se alicerçam na rocha e acompanham a topografia do terreno.
|